Descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817, a Doença de Parkinson – DP  é caracterizada por uma doença progressiva do movimento devido à disfunção dos neurônios secretores de dopamina nos gânglios da base, que controlam e ajustam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para os músculos do corpo humano. Não somente os neurônios dopaminérgicos estão envolvidos, mas outras estruturas produtoras de serotonina, noradrenalina e acetilcolina estão envolvidos na doença.

O nome "Parkinson" apenas foi sugerido para nomear a doença pelo grande neurologista francês Jean-Martin Charcot, como homenagem a James Parkinson.

A doença de Parkinson é idiopática, ou seja é uma doença primária de causa obscura. Há degeneração e morte celular dos neurônios produtores de dopamina. É, portanto uma doença degenerativa do sistema nervoso central, com início geralmente após os 50 anos de idade. É uma das doenças neurológicas mais freqüentes visto que sua prevalência situa-se entre 80 e 160 casos por cem mil habitantes, acometendo, aproximadamente, 1% dos indivíduos acima de 65 anos de idade.

O indivíduo portador de Parkinson pode apresentar tremores, rigidez e lentidão dos movimentos. Como esses neurônios morrem lentamente, esses sintomas são progressivos. Declínio cognitivo pode ocorrer na fase precoce da DP sendo que de 20 a 40%. Dos pacientes podem desenvolvem demência  

Diagnostico 

O Neurologista é o especialista médico indicado em sua detecção. O diagnóstico terá como base o histórico médico, sinais e sintomas do paciente.

A Ultrassonografia Transcraniana é um exame complementar simples e não invasivo que pode auxiliar no diagnostico diferencial desta Patologia. O NA utiliza este procedimento, sendo a única no DF.

Tratamento

O tratamento consiste no uso de medicamentos, fisioterapia, psicoterapia, atividade física regular como Dança e Tai Shi chuan, Estimulação Magnética Trasncraniana e, em alguns casos selecionados, cirurgia ou Estimulação Cerebral Profunda.

Fale Conosco

(61)3242-3060 | (61)3244-5452

(61)98229-3818 | (61)3443-1866

na.neurociencia@gmail.com

SEPS 709/909 Bloco A Sala 226

Centro Médico Júlio Adnet

Marque sua Consulta